Como criar um char básico by {_carnificina_} Parte 2

21/07/2010 21:28

 

Agora Vamos fazer Nosso Char Lançar um Projétil ou magia )

Nesse golpe eu usarei as imagens do soco para lançar o projetil.

Vamos agora adicionar mais cores a nossa paleta.

  vamos abrir o editor de paleta.

Com editor aberto ele já pega a paleta do meu personagem  na paleta do personagem

O que eu fiz, na ultima cor da minha paleta coloquei um cor Verde Puro  só para saber onde termina a paleta que representa meu char e começa a da magia.

Na outra paleta abri uma imagem da magia que vou usar e cliquei no botão otimizar.

Depois de feito isso selecionei as cores que representavam a magia e selecionei na outra paleta o lugar onde eu quero que ela fiquem, clico no botão enviar cor.

Minha paleta montada agora salvo ela como paleta do meu char, vocês lembram salvei como básico.act, essa é a paleta principal com todas as cores. Já para inserir na minha magia vou remover as cores do char.

Como você pode ver na imagem abaixo deixei só as cores da magia essa será a paleta da minha magia,

Porque fiz isso ???

Eu deixei só as cores da magia justamente porque ao inserir essa paleta nas imagens da magia a magia busque as cores ai, é só uma precaução dessa forma não tem como pegar uma outra cor que faz parte de outra parte do meu char que seja igual.

Agora só inserir essa paleta na magia e adicionar ao sff do seu char.

Recomendo salvar tudo e reabrir seu char de novo já que criamos uma paleta nova para todo o char.

Agora vamos para o editor SFF crio um grupo novo vou usar 250 para essa magia seleciono

as imagens que representam a magia.

Após adicionado ao nosso SFF vamos ao editor AIR.

No Thumbnail clico no botão atualizar para aparecer esse novo grupo 250.

Seleciono ele e clico na setinha azul e seleciono opção criar um novo begin action com tudo.

Olha como deixei as opções.

Nessa magia vamos dar um efeito de transparecia.

Vamos clicar no botão Alpha Editor.

Vamos Selecionar a 1° opção Adição.

Após isso clique no botão Inserir em todos os frames

A magia vai ficar com um efeito bacana no mugen

Vamos voltar no Thumbnail e criar a parte da animação que ira soltar o projétil.

Eu vou selecionar o grupo 200 só que agora vou selecionar só alguma imagens.

E clicar no Novo begin Action com Selecionados vou cria um Begin Action com outro numero.

Como vocês podem ver deixei o número do nosso begin action como 245

Vamos Salvar tudo e ir para o editor de CNS

No editor CNS iremos no painel e em adicionar selecionaremos projétil

Como pode ver acima

Statedef: vai ser o numero desse State.

Animação: é o numero da animação do personagem lançar magia no editor air

Animação da saída do Projétil: é o numero da imagem da animação de lançar magia, no caso coloquei a numero 2.

Animação do Projétil: é o numero da animação da magia que colocamos no editor Air.

Animação de Explosão: é a animação quando a magia acerta nosso oponente deixei 0 porque não coloquei uma animação que represente essa ação.

Dano: é a quantidade de energia que nossa magia vai retirar do nosso oponente se acertar ele.

Agora iremos conhecer outro editor o editor CMD.

Iremos criar os comandos para esse golpe.

Vamos para o editor de cmd agora.

Vamos clicar no botão criar comandos.

Aqui é fácil ao se clicar nas setinha o comando é montado

Nesse caso fiz baixo, frente e o botão A.

Nome do Golpe: vai ser o nome usado pelo o golpe na segunda parte dele que faremos agora.

Tempo:  é o tempo que o golpe pode ser feito.

Vamos clicar no Botão editar comandos para criar esse comando.

Nome do Golpe: Aqui colocamos qualquer nome só para identificação.

Nome do State: Aqui é o nome que vai aparecer no painel do cmd.

Tipo do Sate: deixe em changestate

Valor: aqui é o numero do golpe no cns, lembra que eu coloquei o numero do golpe como 245

No Painel triggers ou State:

Você vai ver esse comandos.

Triggerall = command = “”  ( aqui entre “” você deve colocar o nome do golpe nesse caso eu coloquei o nome que dei no criar comandos Magia o nome deve ser igual porque aqui o mugen difere maiúscula de minúscula se colocar MAGIA em um e magia em outra não vai funcionar.

O resto deixe da mesma forma.

Clique no botão Adicionar / Atualizar.

O código gerado ficará assim.

;Magia

[State -1, Magia A]

type = ChangeState

value = 245

triggerall = command = "Magia"

trigger1 = (statetype = s) && ctrl

Ele vai para o final do arquivo recomendo que recorte esse código e cole mais para cima

tyle='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>Entre golpe com com value mais ou menos do mesmo numero. 

Nesse caso eu colei ele entre .

;---------------------------------------------------------------------------

; Stand Light Punch

[State -1, Stand Light Punch]

type = ChangeState

value = 200

triggerall = command = "x"

triggerall = command != "holddown"

trigger1 = statetype = S

trigger1 = ctrl

;---------------------------------------------------------------------------

;Magia

[State -1, Magia A]

type = ChangeState

value = 245

triggerall = command = "Magia"

trigger1 = (statetype = s) && ctrl

;---------------------------------------------------------------------------

; Stand Medium Punch

[State -1, Stand Medium Punch]

type = ChangeState

value = 210

triggerall = command = "y"

triggerall = command != "holddown"

trigger1 = statetype = S

trigger1 = ctrl

Salve tudo e Clique em testar para ver como ficou no mugen.

Olha como ficou a que fiz faltou uma coisa só adicionar um som a esse golpe.

Iremos conhecer agora o editor de áudio.

Vamos para o editor SND.

No editor cmd clico no botão adicionar áudio para podermos selecionar o arquivo .wav

O mugen só aceita arquivo .wav dentro do snd.

Após feito isso clique no botão salvar.

Grupo: é o grupo do áudio

Som: é o numero do áudio dentro do grupo do snd.

Abaixo são informações sobre o áudio dentro do snd.

Agora iremos voltar para o editor CNS no editor cns vamos algo código do golpe que fizemos a magia, foi o state 245 lemabram ???

Podemos achar na raça baixando a barra de rolagem ou no painel do editor cns

Clicar no botão states.

Agora só clicar no número referente ao golpe que iremos editar.

Nesse caso foi o 245.

No código clico abaixo da função poweradd = 20

Agora no editor cns tem um painel lateral do lado direto com funções, iremos clicar na função Playsnd.

Como você pode ver o código gerado foi esse:

[State 0, ]

type = PlaySnd

trigger1 = AnimElem = 2

value = 10,0

No trigger1 =  coloquei a opição AnimElem = 2  que siginifica que quando a imagem 2 da minha animção de numero 245 passar vai tocar o áudio.

Value = 10,0 :  e o grupo, numero do áudio no grupo.

Pronto.

Depois de você ter lido esse tutorial você vai ser capaz de:

Montar paletas para seu personagem

Adicionar imagens no seu arquivo SFF

Criar Begin Action no air

Colocar transparências em imagens

Criar golpes usando os wizards do editor cns,

Criar comandos para seus golpes no editor CMD.

Colocar som nos seus golpes.

O intuito desse tutorial foi fazer você se familializar mais com o Fighter factory e seus comandos o Fighter Factory tem muitos mais recursos nos quais voc~e pode conhece-los nas ajudas do Programa.

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{_carnificina_

 

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